Foi escolhida, na manhã deste sábado, a nova direção da Associação dos Familiares de Vítimas e Sobreviventes da Tragédia de Santa Maria (AVTSM). Uma única chapa concorreu. Quem passa a estar à frente da associação é Sérgio Silva. O vice é Flávio José da Silva. Também compõem a nova diretoria: João Alexsander Freuliber e Renato Vasconcellos (1º secretários), Jaqueline Malezan (1ª tesoureira) e Irá Mourão Beuren (2ª tesoureira). Sérgio Silva e Flávio da Silva também integram o Movimento do Luto à Luta.
A eleição ocorreu no auditório do prédio da antiga reitoria da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), na Rua Floriano Peixoto. Ao todo, mais de 70 pessoas participaram da escolha da nova diretoria. Alguns familiares e pais vieram de Ijuí, São Gabriel, Santo Ângelo e Manoel Viana.
A posse para oficializar a nova direção ocorrerá nos próximos dias, em data a ser definida. O novo presidente da AVTSM, Sérgio Silva, diz que a luta por justiça será o foco da sua gestão, que terá validade de dois anos.
Sérgio irá substituir Adherbal Ferreira, que esteve à frente da AVTSM por dois anos, e que fundou a associação, que atualmente conta com 300 sobreviventes e 240 pais de vítimas.